26/01/2018

Juazeiro do Norte se destaca com o projeto de Cidade Inteligente no Ceará


Buscando desenvolver práticas que a coloquem como referência no semiárido nordestino quando o assunto é a implantação do projeto Cidade Inteligente, Juazeiro do Norte no interior do Ceará sai a frente no estimulo e fortalecimento de práticas que promovam a implementação de atividades ligadas ao conceito de Smart City.

Com uma localização privilegiada, estando no centro geográfico do Nordeste, o município cearense pertencente a Região Metropolitana do Cariri, um território dinâmico e um dos principais polos econômicos do Estado. Com mais de 270 mil habitantes, a cidade não é mais apenas conhecida, nacional e internacional, pelos aspectos ligados ao turismo religioso, pois a figura do Padre Cícero atrai mais de dois milhões e meio de romeiros por ano a cidade. O município se prepara para se tornar referência quando se fala em smart city, tecnologia, inovação e empreendedorismo. 

Para que este ecossistema seja criado e fortalecido, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, desde o inicio de 2017 promove algumas atividades que já estão no cotidiano de Juazeiro do Norte, onde o primeiro passo dado foi a associação junto a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, tornando o município catalizador no Ceará. Assim outras iniciativas vêm acontecendo como o fortalecimento da tríade dos setores público, privado e acadêmico, onde por meio desta parceria é possível a implementação de uma visão holística referente ao conceito como a realização de eventos que abordem o tema nas instituições de ensino superior, além de desenvolver projetos com o setor produtivo.

A cidade se prepara para lançar a primeira smart place a disposição da população com internet gratuita, câmeras de vídeo monitoramento, ciclo faixas, espaço pet friendly e ambiente de práticas esportivas. Também é uma das primeiras cidades no país a usar a tecnologia beacon como meio de comunicação com os munícipes, a parceria se dá com uma empresa que está em mentoria no Vale do Silício.

Em 2017, segundo a Urban System, Juazeiro do Norte se colocou como a 37 melhor cidade no ranking nacional no quesito mobilidade urbana. Esta colocação é justificada pela integração entre os meios de transporte e a presença de um aeroporto, rodoviária, metrô VLT, ciclovias e ciclofaixas e transportes alternativos, bem como compartilhados. Um outro dado importante é que mais de 95% do território, urbano e rural, está cabeado com fibra ótica. Segundo a Revista Cláudia é uma das melhores cidades para se viver no Brasil.

E o ano de 2018 já iniciou com o estudo de viabilidade técnica do município, onde o objetivo é viabilizar a utilização de tecnologias avançadas para melhorar os serviços púbicos municipais como a iluminação, saneamento básico, semaforização, mobilidade urbana e segurança pública.

 Conecte-se a Rede Brasileira de Cidades Inteligente e Humanas - Acesse-se: www.redebrasileira.org Imprimir