Cuiabá testa semáforos inteligentes

Cuiabá testa semáforos inteligentes



O conjunto semafórico instalado na rotatória que dá acesso à Ponte Sérgio Motta, na Avenida Beira Rio, e os da Avenida Isaac Póvoas foram os primeiros pontos a iniciarem os testes dos semáforos inteligentes.  Agentes de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) estiveram no local auxiliando o trânsito na noite desta quinta-feira (05). Os testes devem levar até 3 dias e apos esse preríodo, os semafóros voltam a  operar no amarelo intemitente ate a inauguração.

Na quarta-feira (04), as avenidas receberam as sinalização e faixas aéreas indicando a fase de avaliação, para que pudessem começar a operar a título captação de dados no local.

Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo explicou, em meados do mês de março os semáforos da rotatória operaram em amarelo intermitente para que os condutores pudessem se familiarizar com o conjunto semafórico. O local foi um dos pontos escolhido porque o trânsito na região diariamente nota-se congestionamento, o que prejudica os mostoristas nos sentidos em momentos de maior fluxo. “Muitas pessoas tem duvidas sobre o funcionamento do semáforo inteligente na rotatória da ponte Sérgio Motta mas,  vai funcionar e  vai melhorar e muito o fluxo do trânsito na região. Nesse local vamos acabar  com a preferencial de quem está na rotatória. O sinal vai abrir de acordo com a pista com maior número de veículos, onde tem o maior gargalo. Nos estudos que fizemos, enquanto passavam 10 carros por minuto na preferencial, vinham 100 por minuto na Beira Rio, vimos a necessidade de colocarmos um conjunto semafórico ali”, salientou o secretário.

Ele conta ainda que na noite de quinta-feira esteve in loco acompanhando o funcionamento dos novos semáforos e que a diminuição no tempo de travessia é bastante significativa. "Fizemos a contagem dos veículos e constatamos que antes 22 carros que vinham da Beira Rio sentido Coxipó, levava 1 minuto, hoje esses mesmo 22 atravessam em 23 segundos a rotatória", comemorou Antenor.

Na Issac Póvoas, o conjunto semafórico funcionou no sistema onda verde, onde o motorista consegue trafegar em toda a extensão da avenida, respeitando a velocidade da via, sem ser parado pelo sinaleiro.

Segundo o Secretário, o semáforo vai fazer uma leitura inteligente através de um software que irá monitorar qual a pista com maior necessidade. “Quem vai fazer isso é o sistema, não é o agente, é tudo automatizado. Pedimos um pouco de paciência aos condutores porque precisamos passar por essa fase de teste para que o softwear armazenem os dados”, completou o secretário. O semáforo se adaptará ao curso com maior demanda, de forma equilibrada e com  tempo suficiente para os condutores da pista com menor movimento possam passar. Após a fase de testes, com o armazenamento das informações e a calibragem do sistema, o resultado será a diminuição dos engarrafamentos nos horários de pico. 

Aliado ao funcionamento dos equipamentos, um centro de controle do trânsito será instalado, acompanhando a trafegabilidade nas faixas por meio de câmeras. “As câmeras de videomonitoramento que estarão instaladas nos semáforos, serão apenas para monitorar o trânsito, não é para multar. Poderemos avisar os motoristas onde está tumultuado. Por exemplo, se tem acidente podemos desviar o trânsito, avisar nos painéis, nos meios de comunicação”, completou o secretário.

O método é o mesmo utilizado nos Estados Unidos da América (EUA) e Canadá. Ao contrário dos semáforos únicos utilizados atualmente, o novo padrão a ser aplicado traz três pontos simultâneos, a fim de facilitar a visibilidade dos condutores.

“A inovação na sinalização vai ainda mais além, uma vez que os novos equipamentos se comunicam entre si e isso propicia um fenômeno que chamamos de Onda Verde, onde todos os semáforos abrem e fecham conjuntamente, a partir de uma avaliação do fluxo das faixas. O objetivo é evitar aquele antigo constrangimento de estar em meio a vias completamente vazias. O sistema vai funcionar e deixaremos um legado em Cuiabá”, finalizou Antenor.

A previsão de inauguração dos conjuntos testados é  dia 14 de abril , dentro da programação do aniversário de 299 anos de Cuiabá, que é comemorado no proximo domingo, dia 08 de abril.

Semáforos inteligentes

Ao todo 125 cruzamentos receberão os conjuntos semafóricos que serão adaptados conforme a demanda. O sistema permite o controle  remoto e  em tempo real, auxiliando na fluidez e na humanização do trânsito cuiabano. O contrato de implantação dos semáforos inteligentes estabelece também a aplicação de câmeras detectoras de video, que permitirão o acompanhamento dos  fluxos e dos tempos de abertura e fechamento de ciclos. O conjunto semafórico compreende ainda um software e ainda painéis de controles variados, controles de agentes, abertura de informações para comunidade e outras diversas ferramentas.

O novo sistema oferece no seu conjunto melhores condições de segurança para o deslocamento de pedestres e pessoas portadoras de necessidades especiais, pois terá botoeiras para atender os transeuntes e sonorização para a questão de acessibilidade.

Confira os cruzamentos que devem receber o conjunto semafórico:

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Juliano Costa Marques

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Argelia

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Senegal

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Kadri Informática

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Enio C. de S. Vieira

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Hotel Paiaguás

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Mc Donald’s – Próximo a Rua das Orquídeas

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente a Caixa Econômica Federal

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente a Decorliz

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Historiador Rubens de Mendonça X Avenida Mato Grosso

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Cel. Escolástico x Rua Voluntários da Pátria

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Campo Grande

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Getúlio Vargas

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Travessa João Dias

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Generoso Ponce (boca da onça)

- Avenida Generoso Ponce x Rua 13 de Junho

- Avenida Generoso Ponce x Rua Joaquim Murtinho

- Avenida Isaac Póvoas x Rua Barão de Melgaço

- Avenida Isaac Póvoas x Rua Comandante Costa

- Avenida Getúlio Vargas x 13 de Junho

- Avenida Getúlio Vargas x Rua Joaquim Murtinho

- Avenida Getúlio Vargas x Rua Barão de Melgaço

- Avenida Getúlio Vargas x Rua Comandante Costa

- Miguel Sutil x Boa Vista

- Beira Rio x Oliveira x Sergio Mota (Rotatória)

- Avenida das Torres x Avenida Itália (Rotatória)

- Rua Dom Aquino x Clovis Hughenei

- São Cristóvão x Avenida Carmindo de Campos

- Avenida Beira Rio x São Cristóvão

Fonte: Folha Max





Cuiabá testa semáforos inteligentes

Cuiabá testa semáforos inteligentes

SAIBA QUAIS SÃO AS CIDADES COM A MELHOR QUALIDADE DE VIDA NO MUNDO

SAIBA QUAIS SÃO AS CIDADES COM A MELHOR QUALIDADE DE VIDA NO MUNDO

Como construir cidades inteligentes  e baratas

Como construir cidades inteligentes e baratas

Missão brasileira de Smart Cities ao Canadá acontece em maio

Missão brasileira de Smart Cities ao Canadá acontece em maio

Novos modelos de negócios para cidades inteligentes

Novos modelos de negócios para cidades inteligentes

Adoção de tecnologia no ensino ganha força

Adoção de tecnologia no ensino ganha força

Canais abertos devem negociar exibição com TV a cabo, determina Anatel

Canais abertos devem negociar exibição com TV a cabo, determina Anatel

Já conseguiu respirar fundo na sua rua, hoje?

Já conseguiu respirar fundo na sua rua, hoje?

Cidades inteligentes devem ter soberania tecnológica

Cidades inteligentes devem ter soberania tecnológica

Google lança programa de aceleração de startups no Brasil

Google lança programa de aceleração de startups no Brasil



Paginas ( 1 / 44 ) Próxima